Curso de Técnicas de Vocal

Veja alguns exercícios de respiração:

Exercício 01

Inspirar “deixando o ar entrar” sem pressa (NÃO PUXE O AR); sinta o ar ir entrando e ampliando as suas costelas (movimento lateral na região logo acima da cintura). Sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar esvaziando totalmente (sanfona).
Atenção: NÃO LEVANTE OS OMBROS NEM ESTUFE O PEITO! Cuide também para que a musculatura do pescoço não esteja tensionada.

Exercício 02

Inspire conforme descrito no exercício 1; na expiração, faça um som de FFFF contínuo, tentando manter a abertura das costelas – isso vai controlar a velocidade com que as costelas se retraem. A barriga deverá permanecer no “ponto zero”, ou seja, levemente contraída, desta vez fazendo o som “FFFFF…” (contínuo) durante a expiração. Procure manter o som homogêneo, estável, sem variação de intensidade, e durante um tempo confortável, sem exageros.

Exercício 03

Repetir o ex. 2, agora fazendo sons bem curtos em “F” (stacatto). A cada som corresponde uma expansão do tórax (como se quizesse alargar ainda mais a cintura).

Exercício 04

Alternar os exercícios 2 e 3: F – F – F – F – FFFFFFFFFFF (stacatto / contínuo).

Exercício 05

Repetir os exercícios com os sons de SSSS e depois com CH____. Marque o tempo confortável para manter um som contínuo, homogêneo, sem oscilações. A partir deste tempo básico, comece a tentar aumentar sua capacidade, mas sem perder a qualidade.

60 comentários

  1. Stephanini

    Pessoal, tenho interesse em montar um ministério de louvor! E gostaria de saber se conhecem pessoas que tenham esse mesmo objetivo, para entrar em oração e então, tentarmos concretizar esse objetivo!!!

    Obrigada!!
    Ah! Sou de São Paulo!

  2. Talita Rocha

    sou um pouco afinada, e emeu irmao sabe muito como cantar e proxima semana vou cantar com ele na igreja a musica aliança de sangue do anderson freire vou fazer a voz da ariane so que ela canta muito e ela tira um agudo pra deixar qualquer um de boca aberta, eu preciso de ajuda quero fazer bonito na hora ne gente ?por favor

  3. Riane

    Meu amigo me deu uma oportunidade de cantar em um showzinho q ele tava fazendo num bar,
    cantei, depois q sair do palcos as pessoas me elogiaram dizendo q minha voz é muito bonita gostaria de aperfeiçoar minha voz acho q meu tom é o de Grave, por isso gosto de canta musicas de ivete, ana carolina,na qual as musicar se adequam a minha voz ^^

  4. Meu nome é Ramon eu gosto muito,muito mesmo de cantar mas eu não como é a minha voz eu já gravei ela mas quando eu ouço fica muito esquisita.Quero saber como deixar minha voz boa…
    Eu já cantei num show de talentos da escola,o estranho que eles não gostaram da letra mas da minha voz eu não sei.Eu peguei de um cantor não tão muito antigo,eu queria compor eu sou muito criativo mas fico envergonhado quando canto minha propria musica vocês podem me ajudar ou dar dicas

  5. ROSILENE

    eu canto ja a 2 anos mais ainda sinto um pouco de dificuldade na respiração na hora de subir o tom vc pode me ajudar pretendo me aperfeiçoar mas e mas no mundo da musica porque amo cantar. tenho voz pra cantar todos que ouvi gosta e falam bm de mim se puder me ajudar eu agradeço vlw!! um abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *