Curso de Técnicas de Vocal

Aquecimento Vocal

Técnicas para os lábios

Esse exercício é feito com a vibração dos lábios. Para isso, deve-se levar os lábios à frente, elevando o diafragma, para que este sirva de apoio na execução do exercício. Os lábios devem ficar completamente relaxados, para que a passagem de ar entre eles faça-os vibrar. O resultado desta vibração, lembra a pronúncia conjunta das letras BR e poderíamos compará-lo a uma imitação do ronco do motor de uma moto.

Técnica da língua

Esta técnica é realizada com a vibração da língua, lembrando uma pronúncia exagerada da letra R. Para a execução desta técnica, também deve-se elevar o diafragma fazendo com que este proporcione um bom apoio. O som deste exercício nos faz lembrar uma hélice de helicóptero em movimento. Procure passear com estas técnicas por regiões graves e agudas de sua voz.

Técnicas com a letra M

Este exercício é feito para que, a princípio, a pessoa sinta a vibração da letra M internamente e, sobretudo, sinta esta ressonância na região das bochechas (caixa de ressonância da voz).

O efeito deste M interno nada mais é do que a própria preparação bocal que fazemos normalmente para que possamos pronunciar palavras que comecem com esta letra, porém, esta preparação será agora prolongada.
Para se produzir este M interno corretamente, deve-se cerrar os lábios e imaginar um espaço dentro da boca suficiente para caber uma bola de ping-pong. A ponta da língua deve estar em contato com os dentes frontais superiores e o som do exercício lembra a pronúncia do nº 1, porém prolongado e com a boca fechada.

É preciso tomar cuidado para que a vibração do som não se torne nasal, pois após um tempo de sustentação deste som, com o apoio da elevação do diafragma, a boca se abre lentamente na pronúncia da sílaba MO, prolongando-se o O.

Para uma boa execução deste exercício, sugiro um prolongamento de quatro tempos, marcados pausadamente, para a sustentação do M interno e mais quatro tempos para a sustentação da letra O.
Este M interior, é muito utilizado na forma de “mantra” (sons utilizados no processo de meditação, que possuem significados importantes nas religiões orientais) e o ideal é que seja pronunciado como forma de reflexão do som que todos nós possuímos e queremos aprender a usar.
Mais uma vez quero ressaltar a importância da elevação do diafragma. Para isso, você pode, a princípio, contrair a barriga, descontraindo-a gradativamente a medida que o exercício é realizado e o ar inspirado no início é solto.
Quando falo das bochechas com caixa de ressonância, é para conscientiza-lo que, trazer a vibração do som exclusivamente para a garganta é um “suicídio vocal” ou seja, um convite a rouquidão ou a aquisição de nódulos vocais, entre outros danos.
Por fim, quero colocar que estes exercícios servem como um aquecimento para as cordas vocais, como um início de utilização do diafragma e devem ser feitos descontraidamente, pois desta forma serão incorporados, assim como a ginga natural de um bom sambista

60 comentários

  1. Stephanini

    Pessoal, tenho interesse em montar um ministério de louvor! E gostaria de saber se conhecem pessoas que tenham esse mesmo objetivo, para entrar em oração e então, tentarmos concretizar esse objetivo!!!

    Obrigada!!
    Ah! Sou de São Paulo!

  2. Talita Rocha

    sou um pouco afinada, e emeu irmao sabe muito como cantar e proxima semana vou cantar com ele na igreja a musica aliança de sangue do anderson freire vou fazer a voz da ariane so que ela canta muito e ela tira um agudo pra deixar qualquer um de boca aberta, eu preciso de ajuda quero fazer bonito na hora ne gente ?por favor

  3. Riane

    Meu amigo me deu uma oportunidade de cantar em um showzinho q ele tava fazendo num bar,
    cantei, depois q sair do palcos as pessoas me elogiaram dizendo q minha voz é muito bonita gostaria de aperfeiçoar minha voz acho q meu tom é o de Grave, por isso gosto de canta musicas de ivete, ana carolina,na qual as musicar se adequam a minha voz ^^

  4. Meu nome é Ramon eu gosto muito,muito mesmo de cantar mas eu não como é a minha voz eu já gravei ela mas quando eu ouço fica muito esquisita.Quero saber como deixar minha voz boa…
    Eu já cantei num show de talentos da escola,o estranho que eles não gostaram da letra mas da minha voz eu não sei.Eu peguei de um cantor não tão muito antigo,eu queria compor eu sou muito criativo mas fico envergonhado quando canto minha propria musica vocês podem me ajudar ou dar dicas

  5. ROSILENE

    eu canto ja a 2 anos mais ainda sinto um pouco de dificuldade na respiração na hora de subir o tom vc pode me ajudar pretendo me aperfeiçoar mas e mas no mundo da musica porque amo cantar. tenho voz pra cantar todos que ouvi gosta e falam bm de mim se puder me ajudar eu agradeço vlw!! um abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *