Curso de Som Automotivo

  • VERIFICAÇÃO DAS MEDIDAS

– Se na medição anterior foram usados tanto o método a quanto o método b, isto será útil para a verificação da correção das demais medições.
Calcula-se novamente Vas através da fórmula acima, cujo resultado deve coincidir com o valor anterior.
– Discrepâncias menores que 10% não necessitam ser levadas em conta. Para discrepâncias maiores recomenda-se refazer as medições.
Ressalte-se que pelo método b obtem-se os valores mais precisos pois a medida do diâmetro efetivo do cone não é tão fácil quanto possa parecer à princípio, tornando pois os valores calculados mais sujeitos a erros.
– A esse respeito é importante observar que um erro qualquer na medida de d é amplificado de 4 vezes ao ser calculado o valor de Vas.

Os valores de f1 e f2 obtidos devem satisfazer à igualdade:

Em caso de discrepância é conveniente repetir o processo até ter-se certeza dos valores medidos. Note que o cálculo de fs a partir da fórmula acima é mais preciso do que a medição direta. Isto acontece porque a indicação do voltimetro varia relativamente pouco nas vizinhanças de fs, induzindo a erro facilmente. Portanto em caso de dúvida adote o valor de fs calculado.

Determinação do volume equivalente (Vas)

Vas pode ser determinado por dois métodos diferentes: a) Através de Cms

Sendo:
onde:
Cas= compliância acústica;
Cms= compliância mecânica;
Sd = área efetiva do cone
e

onde:
= densidade do ar (1,18 kg/m3);
c = velocidade do som no ar (aproximadamente 345 m/s)

Para a aplicação destas fórmulas só nos falta medir Sd. A área efetiva do cone é dada por: onde d é o diâmetro efetivo do cone.
O diâmetro efetivo d é medido diametralmente de um ao outro lado do cone, tendo-se o cuidado de tomar a medida a partir dos centros da borda flexível que prende o cone à carcaça do alto- falante.
Portanto, a fórmula para o cálculo de Vas que será usada é:

23 comentários

  1. boa iniciativa !!!!!!

  2. henrique

    bem legal !!!!

  3. muito terresante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *