Curso de Hipnose

LIÇÃO XVI

Método para influenciar as mulheres nervosas. -Instalai confortavelmente a paciente sobre um sofá e dai-lhe, depois, as direções seguintes: “Fazei exatamente tudo o que eu vos disser que façais. Far-vos-ei dormir contando em voz alta certos números e, enquanto eu contar, devereis abrir os olhos e fechá-los em seguida. Agora fechai os olhos e conservai-os fechados até que eu comece a contar “um”; abri-os por um segundo, olhai-me e fechai-os de novo. Quando eu contar “dois”, abri-os por um segundo e fechai-os de novo, etc”. Depois, continuai a contar brandamente de um a vinte e fazei uma pausa de dez segundos entre cada número. Recomeçai de novo em “um” e desta vez fazei uma pausa de quinze segundos entre cada número.” Nunca fui obrigado a continuar este método além do número três: naquele momento, o doente tinha tanta vontade de dormir, à força de se aplicar a seguir o curso das minhas direções, e o seu desejo de seguir este simples exercício era tal, que ele adormecia rapidamente, depois de algumas sugestões tranqüilizadoras.

Porque este método surte bom efeito. -A filosofia deste sistema é:

1º) que ele não apresenta nenhuma dificuldade ao doente;

2º) que mantém alerta a atenção até que o torpor apareça;

3º) que o simples ato de abrir e fechar os olhos produz, freqüentemente, uma sensação de peso sobre as pálpebras, e isso é, por si mesmo, uma forte sugestão para o sono;

4º) que o fato de estarem os olhos fechados torna o doente mais sensível às sugestão e à idéia do sono, impedindo que o doente veja os objetos que o cercam, e é por isso que o espírito se toma imediatamente menos ativo e hostil à operação.

Os médicos têm me dito que, por este meio, conseguiram, em alguns casos mais obstinados, induzir um sono profundo. Seria um grande erro supor que, pelo fato de não haver um método dado bons resultados com um doente, não poderia este dormir por nenhum outro método.
Valor de uma mudança de método. -Sucede muitas vezes, que, com essa mudança de método, podeis conseguir a indução de um sono profundo e o sonambulismo numa pessoa que sempre considerastes como um paciente impossível.
Explica-se isto pelo modo seguinte: “Assim como o caráter e a aparência de dois homens nunca são idênticos, assim também nenhum método terá a mesma influência sobre todos. Mas entre essa abundância de material dado aqui, podereis tirar alguma coisa que convirá a cada indivíduo, normal ou anormal, e perseverando-.se com assiduidade, sem admitir nenhum fracasso, o bom êxito final está garantido, pois que o segredo da hipnose é essencialmente o segredo de produzir uma boa impressão sobre o espírito de outrem.

18 comentários

  1. Jeferson martins

    Quando começei fazer teologia começamos aprender algumas coisa sobre a hipnose e hoje tenho bastante aprender sobre isso acho profundamente muito bom e sei que a niveis muito importantes para todos que tem bom coração e uma mente aberta para ajudar. parabéns pelo curso.
    continue sempre ajudando o caminho é esse mesmo.

  2. Rafael Reiter

    Olá
    gostaria de saber sobre as referencias bibliográficas,
    para me aprofundar mais sobre o assunto

  3. Guilherme

    Parece bom…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *