Curso de Fotografia Digital

Desde sua invenção em 1826, a fotografia tem feito parte da vida do homem. A necessidade de registar momentos – sejam felizes ou tristes – só se tornou possível com o surgimento do aparato que usa a luz para reproduzir imagens. E como tudo evolui, não poderia ser diferente com as máquinas fotográficas.

Fotografia digital é o nome dado á fotografia feita por intermédio de uma câmera digital. Se antigamente era necessário ter um cuidado extremo com a questão do filme fotográfico, revelação e limite de poses, hoje em dia tirar fotos virou algo muito simples e prático.

É possível conferir se a imagem ficou boa na mesma hora, exportar para o computador, ajustar detalhes como cores e luminosidade e infinitas outras opções. Mesmo assim, muitos fotógrafos ainda defendem a máquina analógica como melhor.

Veremos agora como as vantagens e desvantagens em utilizar esse método e também dicas importantes para você entrar no mundo da fotografia digital.

A Câmera digital (inventada pela empresa Kodak), diferentemente das analógicas que utilizavam filme, usam de métodos distintos para capturar a imagem e armazená-la em memórias digitais como cartões (SD, MMC) ou mídias de CD.

A maior vantagem da foto digital é conferir se a mesma lhe é satisfatória imediatamente, por intermédio da tela de LCD dos aparelhos fotográficos. Essas imagens podem ser compartilhadas e movimentadas entre outros aparelhos eletrônicos, máquinas fotográficas, computador e pen-drives. A ação de imprimir uma foto tirada com câmeras digitais chama-se revelação digital (ou em casos mais raros, impressão digital). O formato (extensão) mais utilizado por câmeras é o JPEG, seguido pelo PNG. Aparelhos profissionais costuma usar o formato RAW, que possui mais definição e qualidade.

Com a modernidade da fotografia digital começou também a maior facilidade de manipulação e edição de imagens, utilizando de softwares gráficos como os conhecidos Adobe Photoshop, GIMP e mesmo o amador Photoscape. Isso também revolucionou muito a fotográfica de produtos e modelos humanos para diversos fins (material promocional e de publicidade, catálogo de venda e exposição, etc.).

14 comentários

  1. anderson maciel

    muito bom

  2. Sidinei Silva

    Que maravilha a ideia… agora surgiu uma grande oportunidade para milhares de usuários. aquele que fizer este curso provavelmente ira lucrar. Obrigada pela oportunidade. forte abraço.

  3. Ivaldo Borges

    Foi um bem necessário a promoção deste curso pois para registrar nosso bairro nossa cidade e nossa história obrigado a todos por este curso gratuito que oferecem aos menos favorecidos…

  4. Iranildo fagundes

    é realmente uma revolução, agradeço-lhes pela oportunidade que estão dando a mim e a milhares de usuários, pois será de uma ajuda muito boa a todos que fazerem este curso e outros mais que estão por vir, um forte abraço e sorte a todos..

  5. luiz Dias

    Acabei de comprar uma Camara Fotografica cannon profissional e presciso aprender a tirar fotos par quem sabe ganhar dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *