Curso de Fotografia Digital

Desde sua invenção em 1826, a fotografia tem feito parte da vida do homem. A necessidade de registar momentos – sejam felizes ou tristes – só se tornou possível com o surgimento do aparato que usa a luz para reproduzir imagens. E como tudo evolui, não poderia ser diferente com as máquinas fotográficas.

Fotografia digital é o nome dado á fotografia feita por intermédio de uma câmera digital. Se antigamente era necessário ter um cuidado extremo com a questão do filme fotográfico, revelação e limite de poses, hoje em dia tirar fotos virou algo muito simples e prático.

É possível conferir se a imagem ficou boa na mesma hora, exportar para o computador, ajustar detalhes como cores e luminosidade e infinitas outras opções. Mesmo assim, muitos fotógrafos ainda defendem a máquina analógica como melhor.

Veremos agora como as vantagens e desvantagens em utilizar esse método e também dicas importantes para você entrar no mundo da fotografia digital.

A Câmera digital (inventada pela empresa Kodak), diferentemente das analógicas que utilizavam filme, usam de métodos distintos para capturar a imagem e armazená-la em memórias digitais como cartões (SD, MMC) ou mídias de CD.

A maior vantagem da foto digital é conferir se a mesma lhe é satisfatória imediatamente, por intermédio da tela de LCD dos aparelhos fotográficos. Essas imagens podem ser compartilhadas e movimentadas entre outros aparelhos eletrônicos, máquinas fotográficas, computador e pen-drives. A ação de imprimir uma foto tirada com câmeras digitais chama-se revelação digital (ou em casos mais raros, impressão digital). O formato (extensão) mais utilizado por câmeras é o JPEG, seguido pelo PNG. Aparelhos profissionais costuma usar o formato RAW, que possui mais definição e qualidade.

Com a modernidade da fotografia digital começou também a maior facilidade de manipulação e edição de imagens, utilizando de softwares gráficos como os conhecidos Adobe Photoshop, GIMP e mesmo o amador Photoscape. Isso também revolucionou muito a fotográfica de produtos e modelos humanos para diversos fins (material promocional e de publicidade, catálogo de venda e exposição, etc.).

14 comentários

  1. Samira Fraga

    Ola tenho uma maquina da Sony 14.1 ela é otima mas gostaria me me aperfeizoar mais ,algumas coisa nao sei mexer na maquina

  2. Tenho uma Nikon D-40,tirava ótimas fotos de um tempo para cá, eu não consigo tirar foto de curta distância sem que fique embaçadas, ela é nova e tenho o maior cuidade, tentei ler o manual para ver se consigo contornar a situação e resolver o problema mas o manual está em espanhol o que dificulta mais ainda o êxito de uma solução. Não sei o que fazer, talves em um curso eu consiga tal solução.
    No aguardo de uma resposta, Carmen.

  3. Jéssica Cheis

    Gostei muito! Pois amo fotografia =)

  4. Maria Aparecida Pereira dos Santos

    As fotografias nos servem para perpetuar os momentos, sejam eles de alegria ou tristeza na forma de homenagens ou mesmo de denuncias.Também são usadas para fins comerciais gerando assim oportunidades de emprego,agradeço a oportunidade de poder aprender esta arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *