Curso de como usar o Google Earth

Latitude e longitude
Você já deve ter notado que a maneira de localizar lugares com precisão no Google Earth é através dos parâmetros de latitude e longitude. Caso você não saiba ou não se lembra o que é isso, aqui vai uma rápida explicação: O planeta Terra é dividido em linhas imaginárias chamadas meridianos e paralelos. Os meridianos são linhas que “cortam” o planeta indo do pólo sul ao pólo norte (ou vice-versa). Os paralelos são linhas que “cortam” o planeta de leste a oeste (ou vice-versa).

O meridiano mais conhecido é o Greenwich, que divide o planeta em duas metades, uma do lado direito e outra do lado esquerdo quando observamos um globo. Por sua vez, o paralelo mais conhecido é a Linha do Equador, que também divide o planeta em dois, sendo o lado norte a parte de cima e o lado sul a parte de baixo, quando olhamos um globo. Em outras palavras, o meridiano de Greenwich divide o planeta verticalmente, enquanto que a Linha do Equador divide a Terra horizontalmente.

Onde latitude e longitude “entram em cena”? Simples: latitude é a distância de um ponto qualquer do planeta em relação à Linha do Equador. Um ponto localizado na parte Norte é indicado com N (do inglês north). Um ponto localizado no sul é indicado com S (do inglês south).

Você já deve ter notado que a longitude é a distância de um ponto qualquer da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. Os pontos localizados no lado leste são indicados com E (do inglês east), enquanto que os pontos no lado oeste são indicados com W (do inglês west).

Assim sendo, fica claro que a localização exata de um determinado ponto na Terra depende do cruzamento das informações de latitude e longitude. Por fim, resta frisar que as medições de distâncias são dadas em graus.

Como exemplo, digite 34 05 55.24 N 139 30 54.68 E no campo Fly To do Google Earth (não digite símbolos como º e “, informe apenas números).

15 comentários

  1. RELTON

    É uma ferramenta muito últil para divulgação das atividade da instituição.

  2. Dafne Amaral

    gostei bastante mais essa oportunidade dada pelo mundo da tecnologia!

  3. Guilherme Augusto de Oliveira

    Eu estou fascinado com tantas coisas úteis que acha na internet. Eu adoro conhecer coisas novas na minha vida.

  4. juliano bortolomeu

    otimo nunca aprendi tanto, com um curso online..

  5. cicero dias

    Muito bom, parabens!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *