Curso de Chocolate Passo à Passo

TRUFAS

A trufa original, criada na França, tem somente uma receita de massa (a descrita abaixo), porém muitas pessoas já fizeram modificações e adaptações a essa receita e continuam chamando de “trufas” devido ao status desta.
Receita : 1 lata de creme de leite s/ soro
400 gr. de chocolate ao leite
250 gr. de chocolate meio amargo
1 colher de mel
1 cálice de conhaque (+- 30 ml.)
Colocar a panela de banho-maria no fogo. Quando a água ferver, colocar na panela de cima o creme de leite e o mel mexendo bem até ficar líquido. Tirar a panela de cima, acrescentar o chocolate picado e voltar ao fogo. Quando o chocolate começar a derreter, desligar o fogo e mexer bem até ficar uma massa homogênea. Tirar do vapor e misturar o conhaque.
Se quiser adicionar frutas secas, colocar após a bebida ser incorporada. No caso de frutas em calda, escorrer bem e adicionar à massa somente quando esta estiver fria.
Colocar a massa em uma tigela tampada e após esfriar levar à geladeira por no mínimo 24 horas antes de banhar no chocolate.

Para moldas as trufas, utilize duas colheres para dar um formato arredondado. Banhe a bolinha no chocolate e retire com o garfinho. Não bata o garfinho para não deformar a trufa, deixe somente escorrer o excesso de chocolate. Após o banho de chocolate as trufas não voltam para a geladeira e podem secar normalmente ou serem polvilhadas (ou passadas) com chocolate em pó ou cacau em pó quando o banho ainda estiver mole.

Existem algumas variações de bebidas e frutas para a massa da trufas. Elas são :

  • Conhaque com damasco
  • Whisky com nozes ou pêssego em calda
  • Cherry brandy com cerejas
  • Amareto com amêndoas ou avelãs
  • Vinho do Porto com frutas cristalizadas
  • Rum com passas ou ameixas
  • Licor de Menta
  • Licor de Anis
  • Licor de Laranja (Cointreau, Grandmarnier)
  • Café (1 colh. de sopa rasa de Nescafé dissolvida no conhaque ou amareto)

As trufas têm validade de 4 meses.

128 comentários

  1. Monique

    Boa Noite, gostaria de parabenizar pelo curso. Que explicações adorei.
    Parabéns pelo trabalho e por dividir os conhecimentos adquiridos.

  2. Parabéns! O curso é excelente e aprendi muito. Os textos são bem escritos e as informações vem acompanhadas de fotos passo a passo. Adorei!

  3. rosimar

    Estou adorando este curso. há vários dias estava pesquisando um curso de panificação e confeitaria, e encontrei este curso de ovos e bombons que também não deixa de fazer parte da minha área, que estou iniciando. Obrigada. Rosimar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *