Curso de Dispositivos de Segurança – Chaveiro

Recodificando uma Fechadura

Uma coisa legal sobre fechaduras de alfinete-e-acrobata é que você pode os re-configurar e ajustar uma chave existente (contanto que a chave seja para o mesmo desenho de fechadura). As vantagens disto são óbvias: Você pode acrescentar fechaduras novas a sua casa ou em seus negócios sem prender um grupo de chaves novas a seu molho de chaves.

Para fazer uma chave nova para uma fechadura existente, você corta uma série de entalhes na chave de forma que não eleve cada um dos alfinetes superiores anteriores a linha de tosquia. Essencialmente, você corta um padrão no metal que emparelha o padrão dos alfinetes na fechadura. Mudar uma fechadura de forma que ajuste uma chave existente, você simplesmente trabalha na direção oposta: Você muda o padrão dos alfinetes na fechadura de forma que mude o padrão do entalhe da chave. Se a fechadura é projetada com um sistema de chaves universal, qualquer serralheiro pode re-configurar a fechadura num instante. Você também pode adquirir fechaduras re-configuradas na maioria das lojas de hardware.

Os cabos de uma fechadura de alfinete-e-acrobata contêm várias molas e pinos minúsculos.

Nesta fechadura de seis alfinetes básica fixa, você pode ver o trabalho de re-codificação. Quando você abre os cabos do cilindro e os tira pra fora, você tem seis molas e 12 pinos minúsculos. Todos os pinos superiores são exatamente o mesmo tamanho. Os seis pinos restantes (os pinos menores) sejam de vários comprimentos para mudar para cima com o entalhe na chave.

A combinação certa da linha dos pinos para cima perfeitamente com o entalhe na chave.

O processo de recodificação é muito simples. O serralheiro retira todos os pinos do cilindro. Depois, tirando de uma coleção de alfinetes de substituição de vários tamanhos, o serralheiro seleciona os menores pinos entre os que ajustaram perfeitamente no entalhe da chave e a linha da fechadura. Desta maneira, quando você colocar a chave nova, os pinos menores empurrarão todos os pinos superiores anteriores a linha da fechadura, permitindo o cilindro virar livremente. (Este processo pode variar, dependendo do desenho da fechadura).
Não importa de que tamanho os pinos superiores são (desde que todos eles alcancem a linha da fechadura quando a chave é inserida), assim o serralheiro coloca de novo os seis pinos superiores originais que vieram com a fechadura simplesmente. E isso é recodificar. O processo inteiro leva só alguns minutos.

26 comentários

  1. ótima esta oportunidade de realizar este curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *