Curso de Caligrafia

1. Sou canhoto!

Ser canhoto é ter mais habilidade com a mão esquerda e isso nunca foi problema, este preconceito surgiu mais ou menos no século XV, onde a própria igreja os condenava, porque a palavra canhoto tem como significado: canhoto = diabo, por isso acreditavam que os canhotos eram pessoas do mau.
Hoje em dia as pessoas não tem mais esta opinião, mais algumas pessoas acreditam que escreverem com mão esquerda prejudica sua escrita e isso não é verdade. Existe uma diferença entre o canhoto e o destro, a postura, a inclinação da folha e os exercícios aplicados são diferentes.

2. Há limite de idade para a Caligrafia?

Não existe limites de idade para aprender o método do curso ABZ, o único problema é que a criança ainda esta sendo alfabetizada por outro professor e de forma diferente. O ideal é que tenha no mínimo 10 anos de idade quando a criança esta entrando na segunda fase de mudança da letra.

3. Não tenho coordenação, o que faço?

Existem vários fatores que influenciam na falta de coordenação, o principal fator começa na infância quando a criança não desenvolve certo os seus reflexos. Mesmo quando adulto, apesar de ser mais difícil há possibilidade de melhorar sua coordenação, com exercícios específicos.

4. Sinto dor quando escrevo, porque?

Não é normal sentir dor quando escreve, se sente dor tenha certeza que sua postura esta errada, veja o que pode influenciar: apertar muito a caneta (formando os tradicionais calos), não ter hábito de escrever, trabalho repetitivo (digitar), insegurança, falta de coordenação, stress, ansiedade e outros. O segredo é relaxar a musculatura com alongamentos e ter prazer de escrever.

5. Porque, não tenho velocidade para escrever?

A velocidade como dizem -“é inimiga da perfeição”, só que certos momentos precisamos escrever rápido. Se não tem velocidade observe: se aperta muito a caneta entre o dedos e contra o papel, segura a caneta errado, coloca todo o peso do corpo no braço que escreve, é preguiçoso, sofre de disgrafia, não gosta de escrever, principalmente se não tem coordenação.

6. Minha letra é muito pequena, tem como aumenta-la?

A letra deve ter um tamanho razoável, e sua legibilidade é importante, não só para quem escreve mais para quem vai ler o que esta escreveu. No curso a professora fará com que sua letra fique do tamanho ideal conforme sua personalidade e gosto, só que não pode ser muito pequena. (apenas um verdadeiro profissional tem esta técnica).

7. Minha letra é muito grande, tem como diminui-la?

A letra muito grande ocupa espaço no papel e entre linhas do caderno que se confundem, não tem uniformidade e seus traços são exagerados. O tamanho e a forma da letra esta ligado a personalidade, mais exageros não são necessários e com o curso ficará legível e uniforme, no tamanho ideal.

8. Aperto muito a caneta e meus dedos marcam, porque?

Este vem a ser o mesmo caso de quem escreve e sente dor, e o apertar de mais a caneta acaba virando um vício, e para acabar com este incomodo, só com exercícios de coordenação e com uso de bolinhas especiais, que durante o curso a professora irá utiliza-lo, se for necessário.

9. Porque quase rasgo o papel quando escrevo, e não consigo tirar essa pressão?

Como pode observar essa é uma questão que vem a ter o mesmo motivo de quem aperta a caneta, sendo que a pressão no papel é mais fácil de tirar, muitas vezes apenas com duas aulas. Em casos mais difíceis a professora utiliza as bolas terapêuticas com os alunos.

10. Tenho disgrafia, com o curso posso melhorar?

Disgrafia, não tem idade para acontecer, mais a maior incidência esta entre as crianças. É um trabalho específico, deve ser acompanhado por um profissional e tem solução.

11. Quando pequeno era canhoto, meus pais me obrigaram a escrever com a direita e gostaria de escrever novamente com a esquerda, é possível?

Sim é possível, desde que, o professor seja mesmo um profissional e faça com que se desenvolva a coordenação da mão esquerda, sem que a pessoa perca novamente a sua identidade.

12. Escrevo muito tempo com letra de forma, tem com aprender escrever cursivo em tão pouco tempo?

Claro que sim, mais é lógico que o aluno devera treinar bastante para adquirir um novo hábito e de qualquer forma, existem técnicas que a professora utiliza para facilitar o novo aprendizado, estes são exercícios extra lição e específicos para este tipo problema.

13. Sofri um acidente e uso platina na mão direita tem como volta a escrever?

Para casos assim, leva-se mais tempo para solucionar o problema, são utilizados exercícios especiais e os resultados são ótimos, isto serve também para quem perdeu o braço ou a mão que tenha mais habilidade.

14. O que é letra de forma?

Letra de forma como o próprio nome já diz: – letra de forma só utiliza-se para preencher formulário. É uma letra toda em caixa alta, quer dizer não tem letra minúsculas e todas possuem traços retos e mesmo tamanho. No curso lecionamos também a letra de forma, e existem técnicas para adquirir velocidade, proporção e segurança dando uma letra legível e sem vícios, na verdade ela não é tão fácil como parece.

15. O que é letra cursiva?

A letra cursiva é uma letra que tem junção (uma letra é unida na outra), e toda a palavra é escrita de uma só vez para depois acentua-la, cortar os “t” e acrescentar o cedilha, de todas as letras é a que tem a melhor apresentação. A letra cursiva é letra mais utilizada e exigida em vestibulares e concursos, apesar de que hoje algumas faculdades e órgãos públicos estão aceitando a de forma ou a letra comercial diante de que tantas pessoas escreverem errado.

58 comentários

  1. Francisco Sebastião

    Preciso muito melhorar a minha caligrafia ajudem-me por favor!

  2. Nolasco

    muito bom mesmo, com isso posso melhorar minha escrita!

  3. Junior

    Muito Bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *