Variedade de bonsais
Procedimentos a ter em relação ao bonsai, quer de interior quer de exterior.
Objetivos
• Apartar bonsai interno e externo, assim como, atenções inerentes ao seu desenvolvimento.
Variedade
Bonsai de interior
Os bonsai de interior necessitam de um período médio de exposição solar indirecta de quatro a cinco horas diárias. Os raios solares poderão ser filtrados através de uma janela, por exemplo, com o cuidado de rodar o vaso periodicamente para que a planta receba luz de forma homogénea.
É aconselhável submeter a planta à luz solar directa durante um período de três a quatro horas por semana durante o período da manhã, quando a temperatura é amena.
No Verão, quando colocada no exterior, deve ser em local parcialmente abrigado da luz directa do sol.
Em casa, o vaso deve ser colocado num local fresco e arejado, afastando-o de fontes de calor indirecto como lareiras e fogões de sala que provocam um ressequimento excessivo do solo e da folhagem. Bonsai de exterior
A grande maioria das plantas usadas para a arte do bonsai são árvores, e por isso, de exterior.
As plantas de exterior necessitam de uma exposição directa ao sol de quatro a cinco horas diárias. Não devem ser colocadas em casa por um período superior a um dia por mês.
• Verão
Durante o Verão regar de acordo com as condições climatéricas e grau de humidade do solo.
• Inverno
O período de invernação é fundamental para o bem-estar do bonsai de exterior. Durante esta estação do ano, e se a temperatura descer abaixo dos 7ºc, implicando a possibilidade de queimaduras pelo frio dos ramos e raízes, deve transferir o seu bonsai para um local fresco, escuro e abrigado, como uma garagem, por exemplo. Não transportar o vaso para o interior de casa no Inverno ou no início da Primavera, nem mesmo para as tratar. Isso poderá romper o ciclo de invernação e causar danos fatais à planta.
A não ser que a raiz esteja congelada, é necessário vigiar o estado de humidade do solo e, quando necessário, regar.
O estado de entorpecimento do bonsai é quebrado quando a temperatura sobe acima dos 10ºc durante vários dias consecutivos.
A oscilação da temperatura durante o Inverno ou a variação brusca das condições climatéricas, podem tornar-se num sério problema. O aumento da temperatura faz despontar as folhas, que recorrem às reservas de água da planta para se desenvolverem, enquanto que as raízes permanecem congeladas impossibilitando a compensação da perda de humidade. Este facto torna o início da estação da Primavera muito problemático exigindo atenção redobrada às necessidades e estado geral da planta.
• Primavera
Com a chegada da Primavera, inicia-se o processo de adaptação da árvore ao aumento da temperatura. Caso as raízes não estejam congeladas, coloque o vaso no exterior em dias temperados, durante pelo menos 4 horas por dia. Vá aumentando, gradualmente, o tempo de exposição solar diário por forma a climatizar progressivamente a planta à mudança de temperatura.
Síntese
O bonsai pode ser de interior ou de exterior, implicando diferentes comportamentos com os mesmos consoante as estações do ano.
Ótima apresentação…
Muito bom essa iniciativa de divulgar a arte do cultivo de bonsai, A 15 anos cuido dessas plantinhas magníficas que tornou-se um estilo de vida e hobby, todos os dias eu procuro aprender mais, onde o professor é a própria natureza.
Ficaria muito grato e honrrado com a visita de vcs no meu blog:
bonsaiparaiba.blogspot.com
Um Abraço a todos.