Curso de Bonsai

Variedade de bonsais

Procedimentos a ter em relação ao bonsai, quer de interior quer de exterior.

Objetivos

• Apartar bonsai interno e externo, assim como, atenções inerentes ao seu desenvolvimento.

Variedade

Bonsai de interior

Os bonsai de interior necessitam de um período médio de exposição solar indirecta de quatro a cinco horas diárias. Os raios solares poderão ser filtrados através de uma janela, por exemplo, com o cuidado de rodar o vaso periodicamente para que a planta receba luz de forma homogénea.

É aconselhável submeter a planta à luz solar directa durante um período de três a quatro horas por semana durante o período da manhã, quando a temperatura é amena.

No Verão, quando colocada no exterior, deve ser em local parcialmente abrigado da luz directa do sol.

Em casa, o vaso deve ser colocado num local fresco e arejado, afastando-o de fontes de calor indirecto como lareiras e fogões de sala que provocam um ressequimento excessivo do solo e da folhagem. Bonsai de exterior

A grande maioria das plantas usadas para a arte do bonsai são árvores, e por isso, de exterior.

As plantas de exterior necessitam de uma exposição directa ao sol de quatro a cinco horas diárias. Não devem ser colocadas em casa por um período superior a um dia por mês.

• Verão

Durante o Verão regar de acordo com as condições climatéricas e grau de humidade do solo.

• Inverno

O período de invernação é fundamental para o bem-estar do bonsai de exterior. Durante esta estação do ano, e se a temperatura descer abaixo dos 7ºc, implicando a possibilidade de queimaduras pelo frio dos ramos e raízes, deve transferir o seu bonsai para um local fresco, escuro e abrigado, como uma garagem, por exemplo. Não transportar o vaso para o interior de casa no Inverno ou no início da Primavera, nem mesmo para as tratar. Isso poderá romper o ciclo de invernação e causar danos fatais à planta.

A não ser que a raiz esteja congelada, é necessário vigiar o estado de humidade do solo e, quando necessário, regar.

O estado de entorpecimento do bonsai é quebrado quando a temperatura sobe acima dos 10ºc durante vários dias consecutivos.

A oscilação da temperatura durante o Inverno ou a variação brusca das condições climatéricas, podem tornar-se num sério problema. O aumento da temperatura faz despontar as folhas, que recorrem às reservas de água da planta para se desenvolverem, enquanto que as raízes permanecem congeladas impossibilitando a compensação da perda de humidade. Este facto torna o início da estação da Primavera muito problemático exigindo atenção redobrada às necessidades e estado geral da planta.

• Primavera

Com a chegada da Primavera, inicia-se o processo de adaptação da árvore ao aumento da temperatura. Caso as raízes não estejam congeladas, coloque o vaso no exterior em dias temperados, durante pelo menos 4 horas por dia. Vá aumentando, gradualmente, o tempo de exposição solar diário por forma a climatizar progressivamente a planta à mudança de temperatura.

Síntese

O bonsai pode ser de interior ou de exterior, implicando diferentes comportamentos com os mesmos consoante as estações do ano.

17 comentários

  1. Ótima apresentação…

  2. Muito bom essa iniciativa de divulgar a arte do cultivo de bonsai, A 15 anos cuido dessas plantinhas magníficas que tornou-se um estilo de vida e hobby, todos os dias eu procuro aprender mais, onde o professor é a própria natureza.
    Ficaria muito grato e honrrado com a visita de vcs no meu blog:
    bonsaiparaiba.blogspot.com
    Um Abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *