Curso de Bonsai

No bonsai distinguem-se duas fases:

1ª – ” Bonsai em treino ” ou fase “pré-bonsai”. Fase inicial onde a forma da planta é disciplinada através da aplicação da técnica.

2ª – ” Bonsai perfeito ” ou “bonsai acabado”. Corresponde à fase de maturidade, que implica anos de treino e de restyling da forma. Um bonsai acabado apresenta:

• um tronco grosso
• um estilo definitivo, com todos os ramos no local correcto e no tamanho ideal
• as folhas estão tão pequenas quanto possível
• o vaso condiz perfeitamente com o estilo e cor da árvore

Os bonsais são árvores em miniatura, esculpidos de forma a manter um rigoroso equilíbrio e proporção de formas entre a copa e as raízes. O controlo das condições de crescimento permite atribuir aos bonsais uma das suas mais apreciadas características: o tamanho em pequena escala. Este processo implica uma dedicação, cuidado, paciência e vigia constantes, em especial às condições e necessidades básicas do vegetal, matéria-prima do bonsai.

Só a manutenção do bom estado de saúde da planta permite a aplicação da técnica, onde a maturidade e o carácter da árvore são tão apreciados. Para o aspecto envelhecido, adquirido ao fim de longos anos de trabalho, contribuem vários factores como:

• o calibre e grau decrescente do diâmetro do tronco, da base para o topo
• o aspecto rugoso das raízes
• as curvas graciosas dos ramos

Nunca coloque o seu bonsai directamente no chão. A posição ideal é ao nível dos olhos onde há boa circulação do ar e onde pode ser devidamente apreciado.

17 comentários

  1. Ótima apresentação…

  2. Muito bom essa iniciativa de divulgar a arte do cultivo de bonsai, A 15 anos cuido dessas plantinhas magníficas que tornou-se um estilo de vida e hobby, todos os dias eu procuro aprender mais, onde o professor é a própria natureza.
    Ficaria muito grato e honrrado com a visita de vcs no meu blog:
    bonsaiparaiba.blogspot.com
    Um Abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *