Curso de Bonsai

Ferramentas para esculpir a forma do bonsai

São necessárias ferramentas de auxílio às atividades para obtenção de um design adequado do bonsai: tesoura de poda, tesoura côncava e alicate de corte. Para um manuseamento eficaz das mesmas, não se pode omitir a sua boa manutenção.

Objetivos

• Definir ferramentas auxiliares ao esculpir da forma de bonsai: tesouras e alicates

Ferramentas

Para esculpir a forma de bonsai, de acordo com as técnicas expostas na aula anterior, são necessárias várias ferramentas de auxílio, considerando-se três delas essenciais:

Tesoura de Poda
Tesoura Côncava
Alicate de Corte

1 Tesoura de Poda

Ferramenta básica que permite fazer o delicado trabalho de rebarbação num espaço limitado. Esta tesoura deve ser afiada e usada exclusivamente para trabalhar o bonsai. Pode usar-se para a poda de raízes e ramos muito finos.

Para garantir toda a sua eficácia de corte e precisão, a parte interna das lâminas de corte deve ser amolada periodicamente.

2 Tesoura Côncava
É uma ferramenta essencial, e talvez a mais importante, para a produção e manutenção do bonsai. A sua função básica é a remoção de ramos deixando um corte de forma côncava o que facilita a rápida cicatrização do corte, impedindo o aparecimento de doenças.

De facto, a forma côncava da lâmina de corte respeita o modo natural de cura dos ramos, que se processa das extremidades para o centro, impedindo a formação de uma lomba no local de corte, que se torna praticamente imperceptível quando feito com sucesso.

A forma das lâminas de corte permite usar a ponta da tesoura para remover ramos muito finos e folhas dispersas.

A tesoura de oito polegadas é o tamanho mais versátil.

Esta tesoura não deve ser utilizada para o corte de ramos grossos e duros sob pena de comprometer a sua funcionalidade.

3 Alicate para cortar arame

Ferramenta para o corte do arame utilizado para desenhar e disciplinar a forma do tronco e dos ramos da árvore. Este alicate permite fazer o corte, com a máxima precisão, imediatamente acima da casca da árvore, sem causar qualquer dano à planta.

4 Outras

Se desejar diversificar a sua gama de ferramentas, encontra uma grande oferta no mercado, nomeadamente:

• Alicate Esférico (Bola, Redondo, Côncavo, etc.)
• Alicate de Corte Lateral
• Alicate para Raiz
• Alicate para Jin
• Espátula
• Serrote pequeno
• Rake (rastelo)
• Desfolhador
• Pinças

Arame

Será necessário adquirir anilhas de arame de cobre de diversas espessuras. Este fio é muito flexível enquanto não for torcido, depois disso, manterá a forma moldada.

Manutenção das ferramentas

A manutenção das ferramentas permite:

1 Manter a eficácia de corte;

2 Evitar danos na planta;

3 Aumentar a longevidade das ferramentas.

As ferramentas devem ser lavadas, após cada utilização, com sabão e água e esfregadas com álcool. Depois de cuidadosamente secas, para evitar ferrugem, são oleadas.

Os restos de seiva das árvores retiram-se com produto próprio.

Síntese

Às técnicas de poda e de aramar são imprescindíveis três ferramentas base, como sejam, a tesoura de poda, a tesoura côncava e o alicate de corte.

Estas ferramentas deverão ser submetidas a cuidados de manutenção específicos, de forma a permitirem uma utilização eficaz, quer no corte quer na duração das mesmas.

17 comentários

  1. Ótima apresentação…

  2. Muito bom essa iniciativa de divulgar a arte do cultivo de bonsai, A 15 anos cuido dessas plantinhas magníficas que tornou-se um estilo de vida e hobby, todos os dias eu procuro aprender mais, onde o professor é a própria natureza.
    Ficaria muito grato e honrrado com a visita de vcs no meu blog:
    bonsaiparaiba.blogspot.com
    Um Abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *