Curso Básico de Bateria

Partitura

Para que possamos praticas os exercícios, você tem que ter uma noção de partitura, iremos passar de maneira fácil e rápido nesse capitulo. Nosso objetivo é que o aluno toque o instrumento e treine a sua coordenação motora.

Definição

É composto de um conjunto de 5 linhas e 4 espaços,chamado pauta ,aonde são escritas as notas musicais (DÓ,RÉ,MI,FÁ,SOL,LÁ,SI) . No caso da bateria essas linhas e espaços significam uma peça da bateria a ser tocada.

Sendo que no começo utilizaremos apenas as linhas 1 (bumbo) , 3 (caixa) e 5 (chimbal com a mão ).
Utilizaremos um sistema de contagem que vai do 1 ao 4, como se fosse o andamento de um relógio, com intervalos regulares. Comece contando 1, 2 , 3 e 4 , com a voz , sempre devagar . Agora adicione a mão direita no chimbal caindo exatamente junto com a sua contagem. Na próxima etapa adicionaremos o bumbo caindo no 1 e depois no 3 .(Ex.2 ) .Coloque a caixa com a mão esquerda no 2 e 4 (Ex. 3 ).

Partitura 1

Obs. Lembre-se que é fundamental fazer esses exercícios devagar, contando e com muita paciência !!!!!!!!!!!!!!
Após esse exercício fundamentado vamos mudar a contagem colocando a letra “e” entre os números (Ex. 4 ). Coloque agora o bumbo no 1 , 3 ,caixa no 2 , 4 .(Ex. 5 ) .
A letra” e “serve para delinearmos os contra-tempos dos exercícios, de forma que nessa fase do curso ele deve ser contado e executado nas peças da bateria quando for necessário. Apenas conte-os pois isso irá ajudar na localização das peças a serem executadas.

Partitura 2

Partitura

Partitura

25 comentários

  1. Lucas

    Muito bom gostei mesmo
    Que Deus abençoe vocês mais e mais

  2. Letícia

    Achei muito bom, ahahaha ajudou bastante, obgd c:

  3. Reenan :*

    Leegal cara, ja estou encaixando as viradas ake, vlw.

  4. Antonio Sousa

    Tenho grande curiosidade em aprender a tocar bateria, adoro este instrumento, o meu ídolo é o baterista dos paralamas do sucesso, João Barone, ele tem uma técnica diferenciada dos demais, se conseguisse tocar 1/1000 do que ele toca ja me sentiria satisfeito.
    parabéns pelos cursos e pelo site.

  5. Caroline Fonseca

    Gostei muito desse curso, bem explicativo e detalhado.
    Espero poder praticar ao máximo, me aperfeiçoar e tocar muito bateria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *