Curso básico de teoria musical

Clave

Clave é um sinal usado no início da pauta para determinar o nome e a altura das notas. Por enquanto, basta saber que ela é designada para anotar os sons dos instrumentos. Existem três tipos de clave mas para nós só interessa uma: a clave de sol.
A clave de sol é designada para anotar os sons de instrumentos agudos como:Violino, flauta, trompete, gaita, violão, bandolim, clareinete, óboe e cavaquinho.

ou seja…


As claves servem para indicar ao músico como ler o pentagrama. Como a notação musical é relativa, cada nota pode ocupar qualquer linha ou espaço na pauta. A clave indica qual a posição de uma das notas e todas as demais são lidas em referência a essa nota. Cada tipo de clave define uma nota diferente de referência. A figura abaixo mostra as claves mais freqüentes e as notas que elas definem. A nota destacada ao final de cada pauta é a nota de referência.

Tipos de claves

As várias claves existem para permitir a escrita para instrumentos musicais ou vozes, que possuem tessituras diferentes, ou seja, alguns são muito mais graves ou agudos do que os outros. Quando se utilizam apenas as cinco linhas e quatro espaços da pauta, só é possível representar nove notas musicais, mas a maior parte dos instrumentos possui uma extensão muito maior, exigindo a utilização de linhas e espaços suplementares acima ou abaixo da pauta. O uso de até três linhas suplementares acima ou abaixo é praticamente inevitável na maior parte das composições, mas se usarmos muitas linhas suplementares a leitura se torna muito difícil. Ao utilizar claves diferentes podemos fazer com que a maior parte das notas utilizadas pelo instrumento estejam representadas dentro da pauta e que o mínimo de linhas suplementares sejam utilizadas.

27 comentários

  1. Erica Araujo

    Estou impressionada com o conteudo,pois vou ingressar na faculdade de musica e tem bastante conteúdo que tem na faculdade !

  2. gilson felix

    maravilhoso;explendido;exelente;fenomenal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *