Curso Básico de ASP

ROTINAS DE SCRIPT

Script é um programa escrito numa determinada linguagem de programação que não necessita ser compilado para ser posteriormente executado. Scripts são interpretados, ou seja, seus comandos são lidos em tempo de execução por um Script Engine, processados e seus resultados passados para a saída padrão da aplicação (monitor de vídeo, impressora, servidor Web,…)

Toda a funcionalidade de uma página ASP é controlada através de comandos de Script. Teoricamente, o ASP pode utilizar qualquer Script Engine (interpretador), mas na prática, a Microsoft só disponibiliza dois:

– Visual Basic Script (VBScript) – default
– MS Java Script(JScript)

Ao escrevemos páginas *.ASP, a primeira coisa que devemos fazer é indicar em qual dessas linguagens disponíveis elas serão escritas:

<% @ LANGUAGE = VBScript %>
ou <SCRIPT LANGUAGE = “VBScript” RUNAT = SERVER> … </SCRIPT>
Como um Web browser reconhece um script? Ao encontrar na página *.ASP a tag <% ou <SCRIPT LANGUAGE = ”VBScript” RUNAT = SERVER>, o browser entende que daquela posição até %> ou </SCRIPT> existem comandos de script a serem executados.
É importante observar que o Web Server só tentará interpretar uma página se a mesma estiver salva com a extensão .asp, caso contrário, o servidor Web enviará a página como se fosse um arquivo de texto normal. Logo, não adianta criar scripts altamente eficientes e esquecer de salvar corretamente o arquivo.

Exemplo 1:

Página – now.asp – que retorna a data e a hora atual do servidor Web:
<% @ LANGUAGE=VBSCRIPT %>
<HTML><HEAD><TITLE> ASP – curso básico </TITLE></HEAD>
<BODY>
<%=NOW%> <!–função do vbscript que retorna hora/data–>
</BODY></HTML>

7 comentários

  1. emerson correa

    uma boa forma de aprender

  2. Muito bom o curso, sempre aprendo com ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *