Curso Básico de ASP

ACTIVE SERVER PAGES

ASP é uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft que disponibiliza um conjunto de componentes para o desenvolvimento de páginas Web dinâmicas. Tais páginas consistem em arquivos de extensão .asp no formato texto (ASCII) que contêm combinações de scripts e tags HTML.

Um servidor Web que suporta ASP funciona da seguinte forma:

– Cliente solicita página *.asp;

– Servidor abre a página e lê seu conteúdo:

  • Se encontra tags HTML, envia direto ao cliente;
  • Se encontra comandos de script:

• Pára o envio;
• Processa os comandos;
• Envia o resultado HTML ao cliente.

Como todo código de programação existente em páginas ASP é executado no servidor, e este só retorna ao cliente respostas em HTML, aplicações ASP têm seu código fonte totalmente preservado, além de poderem ser acessadas por qualquer tipo de browser existente no mercado. Entre os recursos que podem ser implementados com ASP, podemos citar:

– Programação com Visual Basic Script e Java Script;
– Acesso a banco de dados;
– Envio de e-mail.

Para utilizar ASP, o computador que a hospeda as páginas (Web Server) deve possuir como sistema operacional o Windows NT Server 4.0 (ou superior) com o Internet Information Server 3.0 (ou superior) O IIS é um programa servidor Web da Microsoft. Se as páginas utilizarem recursos de acesso a banco de dados, será necessário um driver de ODBC instalado e funcionando no servidor.

O ASP também “funciona” com o MS Personal Web Server (PWS), para Windows NT WorkStation e para Windows 9x, muito embora essa não seja a plataforma mais recomendada. Para as plataformas Unix / Linux, já existem módulos no mercado que garantem o suporte a ASP.

7 comentários

  1. emerson correa

    uma boa forma de aprender

  2. Muito bom o curso, sempre aprendo com ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *