Curso Adestramento Básico

Este tipo de adestramento só deverá ser iniciado após o cão estiver adestrado no adestramento básico, tendo em vista que a execução dos exercícios de adestramento secundário dependerá dos exercícios de adestramento básico:

o adestramento avançado ensinaremos o nosso cão os seguintes exercícios:

1. Exercício de DAWN FOR (rasteja)
2. Exercício de AQUI
3. Exercício de IR EM FRENTE
4. Exercício de RECUA ou (IR PARA TRÁS)
5. Exercício de APORT ou (SEGURA)
6. Exercício de AUSS ou (LARGA)
7. Exercício de BUSCA
8. Exercício de CORTA

1. Exercício de DAWN FOR ou RASTEJA

Neste exercício o cão deverá rastejar. Este procedimento é muito útil na vida Policial Militar quando houver necessidade de nos aproximarmos de um local sem sermos percebidos.

Estando o cão na posição de DAWN ou DEITA, se lhe puxará com suavidade a guia para frente e para baixo, dizendo-lhes as palavras DAWN FOR, até que o mesmo comece adiantar-se se arrastando. A cada movimento efetuado pelo cão, por menor que seja, o guia o afagará carinhosamente, dizendo-lhe MUITO BEM, porém sem afrouxar a guia para que o cão não se levante.

Aprendido a executar este exercício através de simples comando, começar-se-á repetir o mesmo, por sinais. Devemos insistir no treinamento, até que o cão interprete o sinal. Pouco a pouco se vai soltando cada vez mais a guia para que mais tarde esta possa ser suprimida totalmente, quando o cão se arrastar somente ao comando de DAWN FOR.

De nenhum modo se deve pensar que este exercício carece de importância, pois na prática é o saldado (adestrador) que deve arrastar-se ao solo ao lado do cão, em caso de emergência ou quando deva acercar-se de um ligar onde se encontram elementos suspeitos.

Podemos ainda, estando o cão em DAWN ou DEITA, tomando-lhe suas patas dianteiras fazermos com que o mesmo arraste-se puxando-lhe pelas patas em nossa direção uma de cada vez. Por menor que seja o deslocamento conseguido pelo sinal devemos elogiá-lo.

53 comentários

  1. Muito bom esse curso vale a pena conferir, ter um cão educado em casa e tudo bom… parabéns pelo curso

  2. Gabriel Bernades

    este curso e bom mesmo

  3. Taty

    Muito bom mesmo viu!Meu cachorro é um Pastor Alemão, e acho que ele vai conseguir fazer a maioria desses exercicios!Obrigada, custei a achar um site que me ajudasse assim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *