Curso Comprar e Vender no Mercado Livre

Aprenda Técnicas, Dicas e Macetes para ser um ótimo comprador e um excelente vendedor!

Com a popularização da internet, várias tarefas rotineiras e serviços que costumávamos fazer tornaram-se virtuais. O computador tornou tudo bem mais prático: a comunicação, a troca e compartilhamento de informações, e, principalmente, o comércio de bens.

Aprenda a comprar e vender corretamente

E se formos analisar esse campo, é impossível contestar: o site de compra e venda Mercado Livre lidera o negócio de e-commerce (como é chamado toda e qualquer prática de comércio virtual) com um sistema bem elaborado e atraente aos internautas. Porém, será que vale a pena comercializar e comprar produtos pelo portal? Que tipo de cuidados e medidas eu devo tomar antes de anunciar algo ou adquirir aquele produto? Qual é a melhor forma de comprar e vender no Mercado Livre? É isso que veremos agora.

COMO COMPRAR COM SEGURANÇA:

Apesar de o site Mercado Livre ser um velho conhecido e ter o maior nome entre os serviços de comércio virtual, é indiscutível a falta de honestidade e comprometimento que alguns usuários corruptos apresentam. Diariamente ouvimos falar de casos de roubo, fraude, enganação e outros tipos de crime virtual dentro do site. Muitos usuários são lesados por vendedores e acabam por não receber o produto ou recebe-lo avariado, diferente do que o anúncio dizia.
Para não passar por nenhum tipo de inconveniente, é necessário que o consumidor tome alguns cuidados antes de clicar no botão “COMPRAR”. E, ironicamente, o nosso maior protetor contra fraudes no Mercado Livre é uma função instalada no próprio dito: A BARRA DE REPUTAÇÃO!

Analise sempre a reputação do vendedor em relação ao produto.

A barra de reputação é um medidor que indica o total de negociações do usuário, quantas qualificações positivas e negativas ele recebeu, quantos usuários ficaram satisfeitos e se alguma negociação foi cancelada. Quanto mais a qualificação do vendedor estiver na cor verde, mais ele é confiável e com boa reputação.

Lembre-se sempre de perguntar aos anunciantes; questione por mínimos detalhes, tendo certeza do estado da mercadoria. Se for um produto que já foi vendido, certifique-se de que os compradores qualificaram-no positivamente em relação á negociação.

Prefira vendedores que possibilitem pagamento através do Mercado Pago; trata-se de um sistema de pagamento eletrônico desenvolvido pelo Mercado Livre e que traz inúmeras vantagens e comodidade. Uma delas é que você pode pedir ressarcimento de seu dinheiro ao site, caso você tenha sido vítima de uma fraude e pago com o dito sistema.

Procure sempre pagar utilizando o MercadoPago, garantia certa do recebimento do produto.

Além disso, um dos truques mais antigos (e que ainda funciona muito bem) utilizado por usuários fraudulentos é anunciar o produto por um preço muito menor do que a média. NÃO CAIA NESSA! Se parecer bom demais para ser verdade, certamente não é.

COMO VENDER CORRETAMENTE:

Mas se você acha que deve ter atenção somente na hora de comprar alguma coisa, está errado. Vender itens no Mercado Livre também pode ser bem problemático. Os principais problemas são as altas taxas cobradas pelo serviço (uma porcentagem sobre o preço final de venda que varia de acordo com o plano de divulgação escolhido) e a quantidade de produtos que irão ser semelhantes ao seu. Caso opte por anunciar seu produto gratuitamente (sem cobrança de taxas) seu anúncio não terá a visibilidade suficiente para receber visitas.

Mesmo com os planos pagos, certamente ainda será difícil fazer os internautas enxergarem seus itens á venda, principalmente se eles usarem recursos de “Filtrar por Preço”. Existem, portanto, algumas dicas que podem te auxiliar nessas horas.

Primeiramente, tome cuidado ao calcular o preço. Lembre-se sempre de aumentar o preço estipulado para cobrir a taxa de venda, calculando a porcentagem do valor final. Alguns mercadores costumam também adicionar um pouco ao valor do frete, para ficar com alguma margem de lucro.
Outro truque antigo (não recomendamos este método) é anunciar produtos por preços menores, e então colocar o preço verdadeiro no corpo do anúncio. Isso não é ilegal(?) e muito útil principalmente para produtos que poderão ser parcelados: se seu produto custar R$100,00 e o comprador poderá parcelar em dez vezes, é uma boa estratégia colocar, no anúncio, o valor de R$10,00 (equivalente a uma parcela). Mas nunca se esqueça de colocar o valor verdadeiro, ou você pode acabar se passando por enganador.

Por fim, é válido lembrar que os usuários do Mercado Livre possuem uma barra de comprador assim como possuem de vendedor; sempre observe a do seu possível comprador. Ele pagou corretamente nas negociações anteriores? Demorou em transferir o dinheiro? Negativou o anunciante, mesmo que o produto tenha chegado exatamente como no descrito? Tome cuidado com essas coisas; existem muitos usuários desonestos que clicam em “Comprar” e logo após desistem da aquisição, alegando falta de dinheiro ou outros motivos chulos. Sempre mantenha sua barra em positivo para aumentar a confiabilidade em frente aos compradores.

Boas negociações!

Enfim, o Mercado Livre é uma ótima ferramenta de comércio virtual, recheado de ofertas tentadoras e oportunidades de negócio. Porém, como em tudo o que usamos em internet, é necessário ficar sempre atento e não agir impulsivamente. Uma atitude impensada pode lhe trazer muitas dores de cabeça mais tarde e aborrecimentos financeiros.
Tenha sempre muita calma e atenção, pesquisando o máximo que puder para saber sobre os detalhes do vendedor/comprador. Desse modo você não terá o que temer e certamente fará negócios lucrativos.

Para mais detalhes sobre este Curso; efetue seu cadastro e escolha na lista o curso: COMPRAR E VENDER NO MERCADO LIVRE, as dicas oferecidas aqui já foram muito satisfatória, casa queira aprofundar-se efetue o curso gratuitamente!

19 comentários

  1. Ola Amigo.
    Estou com o queijo mais a faca esta com você.
    Pois importo muitos produtos da china e vendo razoavelmente bem nos sites olx, bomnegocio, mas queria mesmo é ter uma otima explicação sobre como vender no M.L, ja tentei algumas vezes mais não tenho exito, e no olx e bom negocio tenho exito, ME AJUDA AI POR FAVOR, Deus te abençoe.

  2. antonio raimundo

    como vender e como postar os anuncios para serem vendido, estou tentando faz bastante tempo, nem colocar para serem vendidos e nem posta-los tou conseguido.

  3. philipe

    Gostaria de saber mais dicas para ser bem visto no mercado livre onde estou iniciando .

  4. moaby

    OLA PODERIA ME ORIENTAR COMO VENDER NO ML OU REVENDER PRODUTO DE VENDEDORES NO ML

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *