Como Ser um Bom Executivo

Atitudes de Líder
Um líder se consolida pelas atitudes e isso não está relacionado com o cargo ou a idade. Um bom executivo é aquele que consegue desenvolver as habilidades de seus funcionários. O desafio é fazer com que os funcionários entendam a visão e a missão da empresa.

Esses são alguns preceitos básicos para se conseguir isso:

  • Apoiar a equipe: os líderes eficazes apoiam sempre a equipe. Aceitam o que os outros têm a dizer e não tentam controlar ou manipular ninguém. Criam oportunidades para expressarem seus pensamentos e conhecimentos, estimulam pontos de vista divergentes para incentivar novas ideias.
  • Analisar e solucionar problemas: em momentos que as diferenças aparecem, o líder eficaz se contra no processo de análise e solução do problema e não nas pessoas. Ele vai ajudar a negociação e vai fazer considerações sobre como a equipe está quando ao andamento dos processos e quanto às relações pessoais.
  • Buscar concordância com todos os integrantes da equipe:o consenso é fundamental, visto que as pessoas envolvidas têm que se sentir comprometidas com os objetivos. Os líderes buscam a concordância de todos para que uma única decisão seja apoiada.
  • Solicitar e receber feedback (retorno): o feedback é uma oportunidade para aprender e melhorar. Ouvem com atenção e evitam ser defensivos. Quando adequado pedem ajuda e se certificam de que entenderam as respostas. Quando dão feedback manifestam a intenção de serem úteis. Esses líderes se certificam de que foram bem entendidos e não apenas ouvidos e encorajam os outros a responderem.
  • A consciência da importância das pessoas que trabalham com o executivo para alcançar o sucesso;
  • Instituir um clima de atenção e respeito entre os empregados;
  • Investir em bem-estar, segurança e outros sentimentos positivos entre os empregados;
  • Transparência nas informações;
  • Ter uma visão do seu negócio e compartilhar com os empregados;
  • Conseguir alinhar os interesses pessoais dos colaboradores com os objetivos da empresa;
  • Investir em um plano de comunicação, tanto para o público interno quando externo;
  • Propiciar um clima de atenção, respeito e amizade entre as pessoas;

4 comentários

  1. Emily

    Eu amei este curso porque eu tinha duvidas sobre Administração, e agora eu tenho certeza q quero fazer a faculdade de Administração. Obrigado pela ajuda! bjs

  2. m

    muito bom adorrei d+ tao de parabens

  3. Cristiano Santos

    Gostei bastante do curso de como ser um bom executivo. Já tenho bastantes conhecimentos da área administrativas e com mais este, me torno mais qualificado para assumir uma vaga tão importante no mercado de trabalho. Resumo: Cada vez as empresas se tornam mais dinâmicas; parar no tempo como se aquele conhecimento que obtivemos fosse suficiente, é pedir para ser arrastado bruscamente pela enxurrada do desenvolvimento.

  4. Ronielber Damasio

    Gostei muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *