Como escovar os dentes corretamente

Como Evitar a Cárie

    Escovar corretamente os dentes, massageando as gengivas, usando pastas dentais com flúor após as refeições (se tiver alergia ao flúor (rash), procure um creme dental com menos fluoreto, ou com outro tipo do composto, como o MFP ou o Fluoreto de Cálcio, ou ainda diminua a quantidade de creme.

  • Use o fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir. O fio dental remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais onde a escova não chega.
  • Evitar o consumo freqüente de bebidas ou alimentos açucarados, principalmente aqueles que agridem os dentes, como os refrigerantes; se o consumo excessivo de açúcar não pode ser evitado, procurar fazê-lo logo após as refeições, escovando os dentes logo de imediato.
  • Não escove os dentes logo após o consumo de refrigerantes, como os mesmos “retiram” o esmalte, a escovação pode acabar desgastando-o. Espere pelo menos 15 minutos. (Cuidado! o pH da placa começa a cair após 5 minutos da ingestão de sacarose).
  • Deve-se procurar o dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses; este poderá detectar inícios de cáries e dar orientações quanto às técnicas de escovação, uso de flúor,etc.

Como escolher o seu dentista

A melhor maneira de escolher o profissional do ramo que irá cuidar dos seus dentes é pedindo referencias para conhecidos, familiares e amigos em que você confia.
Existem diversas especialidades de dentistas, é de seu direito saber se o profissional indicado é qualificado e é especialista naquilo que faz.
É importante informa-se também sobre características pessoais sobre o dentista.

27 comentários

  1. ricardo

    muito legal e sao coisas simples que as vezes passa despercebido

  2. Nilce

    Amooooooooooooooooooooooooo,obrigadoooooooooo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *