TAEKWONDO – Visão Geral e onde Praticar

JWA WOOHYANG WOO TAEKWONDO FEDERATION

INTRODUÇÃO
Existe uma diferença fundamental – para a qual geralmente não se dá a devida importância – entre a arte marcial e uma simples briga, uma diferença que não tem qualquer relação com a eficácia ou com a técnica: todas as artes marciais fazem parte originalmente de um sistema completo de aprendizagem, cujo derradeiro objetivo consiste em transformar radicalmente a própria existência do praticante.

Embora com muita freqüência se ignorem, subvalorizem-se ou se menos prezem por inteiro estas raízes, a dimensão espiritual constitui a essência das artes marciais.
Em todas as culturas, existe uma tradição marcial que em geral está de alguma forma, ligada ao desenvolvimento espiritual (os gregos incluíam a luta em seus Jogos Olímpicos e a figura do herói vencendo um monstro, um demônio ou um rei impiedoso é um dos arquétipos principais da mitologia). Foi, todavia no Oriente onde a prática destas artes atingiu os mais elevados níveis e também sua maior evolução. Acredita-se que as artes marciais tenham começado a ser praticadas na Índia (embora seja muito pouco o que sabemos sobre esta longínqua primeira etapa) e tenham se difundido posteriormente (como o budismo) chegando a China. Ali encontraram uma terra perfeitamente propícia: a atitude pragmática do povo chinês e o taoísmo, religião mística que ressalta a importância de profusão de técnicas de combate estreitamente relacionadas com as escolas de formação espiritual. Dali, as artes marciais, tanto como no seu aspecto físico, quanto espiritual, estenderam-se a outras regiões: Mongólia, Indonésia, Java, Filipinas, Coréia, Okinawa e Japão; desta forma, misturaram-se com sistemas marciais e religiosos dos habitantes autóctones de cada região, dando lugar a outras práticas novas e originais.

Para entender corretamente o que são as artes marciais, é necessário considerar não apenas o aspecto técnico, mas também o psicológico e o metafísico. É fundamental, sobretudo entender como uma atividade física – ao que parece estreitamente ligada ao campo do esporte, como o boxe ou a luta – pode estar vinculada a temas como a transformação psico-espiritual e a natureza da realidade.

14 comentários

  1. reeh

    muito bom ….e é isso ai msm 🙂

  2. Beleza pessoal, simplesmente fiquei sabendo a respeito do seu blog por Google, e achei que esta sendo muito informativo.Congratulacoes pela boa vontade de nos presentear esse material cheio de consistencia.Ate logo aos amigos, nos vemos blz.SEE U

  3. Existe aulas de tae-kwon-do em escolas publicas e projetos.

  4. Alex Maier

    Bom pessoal,meu nome é Alex Maier e fui instrutor, de Tae Kwon Do,
    por um bom tempo. Mas venho através desta informar aos pais que a
    prática desta arte marcial afasta os praticantes das drogas e da
    violência que predominam nas ruas e escolas do nosso dia-a-dia.
    Também trabalha o corpo e a mente deixando o praticante auto-confiante
    e perseverante frente aos empecílhos que enfrentamos nas etapas da vida
    Ótima arte para adultos e crianças, homens e mulheres.
    Desenvolve também a disciplina, educação e respeito, que nos dias de hoje está sendo cada
    vez mais esquecida pelos nossos jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *