Curso Administração Estratégica em TI

Adm. Estratégica de TI – Conceitos de Informação
A informação pode ser descrita como uma mensagem de comunicação, que envolve um emissor e um receptor e tem como finalidade exercer algum tipo de impacto ou influência no modo como o destinatário vê algo.

A informação nas empresas:

  • Na década de 50, a informação era considerada um requisito burocrático necessário, contribuindo para reduzir o custo de processamento de papéis.
  • Nas décadas de 60 e 70: a informação passou a ser vista como um suporte, ajudando no gerenciamento de diversas atividades.
  • Nos anos 70 e 80: a informação foi compreendida como fator de controle e gerenciamento de toda a organização, acelerando as tomadas de decisão.
  • A partir da década de 90: a informação passou a ser reconhecida como um recurso estratégico e vantagem competitiva.
  • As organizações adotaram uma estratégia apoiada na informação. Isso permitiu que as empresas conhecessem seu ambiente, mercado, consumidores e competidores.
  • Com essa nova postura foi necessário aperfeiçoar as áreas de informação nas empresas para poder agregar estratégias.
  • A informação passou a ser uma base para a competição.
  • Com toda essa revolução que a informação trouxe, os gestores estão cada vez mais envolvidos com sua gestão e gastam mais recursos com a tecnologia da informação.
  • É um elemento de tanta importância quanto os recursos humanos, sendo fundamental para estabelecer condições da empresa atingir seus objetivos e aumentar sua competitividade.
  • A empresa deve ser capaz de implementar mudanças a partir das informações que coleta e analisa, sempre melhorando.
  • É a informação que permite maior controle das operações empresariais.

Para isto conta com um banco

  • Para isso conta com um banco de dados, um depósito de informações relacionadas entre a empresa e seus clientes e fornecedores.
  • O sucesso da implementação da TI depende da integração com outras ferramentas de gestão, e saber que os benefícios serão mais significativos a médio e longo prazo.
  • A TI deve ser usada para comparar e analisar os resultados de sua aplicação no negócio, os impactos de seu uso na operação e estrutura das empresas.
  • A concorrência entre as empresas depende da forma eficaz que cada organização interpreta e utiliza as informações.
  • Nesse sentido, a TI pode ser usada para aperfeiçoar o uso da informação, capaz de criar valor e unificar organizações.
  • A TI busca da eficácia e eficiência para medir resultados relativos aos objetivos e metas da empresa.
  • É importante um bom relacionamento entre os executivos e TI.
  • Avaliar a TI com base nos aspectos técnicos, organizacionais e estratégicos.
  • Acompanhamento contínuo da TI, para promover mudanças e atualizações externas.

 

Obs: Gestão – Gestão é um conjunto de processos que envolve: planejamento, organização, direção, distribuição e controle de recursos, com o objetivo de racionalizar e efetivar determinado sistema, produto ou serviço.

Adm. Estratégica de TI – C.I.O.
Em grandes organizações, o C.I.O, ou Chief Information Officer, é um alto cargo executivo, cuja responsabilidade é gerenciar a informação. Suas atribuições não são meramente técnicas, mas sim de gestão.


Suas responsabilidades são:
gerenciar os recursos de informação, atuando como estrategista da tecnologia. A inovação tecnológica é constante, assim como os investimentos. É um setor visto como essencial para manter a competitividade da empresa. Assim como o hardware, o software também está em constante evolução. Os sistemas de gestão empresarial, ou ERP (Enterprise Resource Planning), são adotados principalmente por grandes empresas. Para uma melhor gestão de TI, os C.I.Os podem focar em quatro dimensões: pessoas, projetos, processos e métricas.

Adm. Estratégica em TI – A TI nos diversos segmentos

Nas indústrias
A TI auxilia não só para agilizar a produção, mas também para facilitar o contato com fornecedores e parceiros de negócios. Soluções para a integração com a cadeia de suprimentos, troca eletrônica de documentos, código de barras, redes internas e externas, etc.

Setor Financeiro
No setor financeiro o foco é utilizar a TI para a segurança e armazenagem de dados. Além disso, a TI é responsável por fornecer infraestrutura para garantir acessos à rede, banco de dados, manter links e websites no ar, etc.

Empresas de telecomunicação, varejo e de serviços
Essas empresas usam a TI para identificar e selecionar clientes, utilizando soluções de CRM (Customer Relationship Management), ou seja, gestão de relacionamento com o cliente.Business Intelligence (BI)
Também tem soluções que permitem análise de dados e começa a chamar a atenção de empresas. Os usuários passam a ter participação na escolha e implantação de novas ferramentas, e sua colaboração passa a ser fundamental para a empresa e o sucesso de novos projetos na área da tecnologia.

2 comentários

  1. edison luiz bernardes

    muito bom, poderia ser mais

  2. Muito bom o curso,pena que e muito pouco,poderia ser mais né,e ainda ter um certificado,mais foi bom ter mais um conhecimento sobre ti,agradeço-lhes pela oportunidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *